domingo, 24 de janeiro de 2010

New York Cosmos

O clube do dia é o New York Cosmos fundado em 1971.

A idéia da criação do New York Cosmos partiu dos irmãos turcos, Nesuhi Ertegun e Ahmet Ertegun. Fundadores da gravadora Atlantic Records, comprada pela Warner, atual Time Warner. Eles sugeriram ao presidente da Warner, Steve Ross, a criação de um time de futebol, pois acreditavam na viabilidade econômica da North American Soccer League (NASL). Em dezembro de 1970 o Cosmos se uniu a NASL e em 1971 jogou se primeiro jogo. foi contra o Saint Louis Star, vencendo por 2 a 1.

O nome, idealizado por Clive Toye, primeiro diretor do clube, vem de "Cosmopolitans". Já que o time de beisebol da cidade é o New York Mets, Mets de "Metropolitans". O primeiro uniforme, também idealizado por Toye, usava as copas verde e amarelo, em homenagem a seleção brasileira da Copa de 70. As cores iniciais permaneceu até 1974, quando foi substiuída pelo branco e verde, utilizado até 1979. A partir de 1980 as cores passaram a ser o branco e o azul, permanecendo até 1984, quando o clube foi fechado.

Inicialmente o Cosmos não contava com um grande investimento, contudo, Ross, empolgado com o projeto decidiu investir dinheiro da Warner, e o clube contratou jogadores famosos, como: Pelé, Beckenbauer, Chinaglia, Carlos Alberto Torres e Cruyff. Com essas "feras" o time se tornou a franquia mais famosa e vitoriosa da NASL, conquistando 5 títulos nacionais e 3 Trans-Atlantic Cup. O Cosmos teve uma das melhores médias de público da competição, entre 1977 a 82 teve a melhor média. Dos 20 maiores públicos da NASL, 18 deles são em jogos do Cosmos, o maior público da NASL foi em 1977 contra o Fort Lauderdale Strikers. (77.691 espectadores).

Recentemente, o ex diretor do Tottenham Hotspur, Paul Kemsley, comprou a equipe do ex-assessor de Chinaglia, "Peppe Pinton" e pretende reativar a equipe do Cosmos.

Botão 2 baseado no uniforme away da temporada 1978:
clique na imagem para ampliar

Um comentário:

  1. e ai beleza,alguma possibildade do real valladolid,real sociedad,hércules e gijón-espanha??abraços e bom domingo,teus escudos são sensacionais!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo contato!