quinta-feira, 29 de agosto de 2013

PSG

Paris Saint-Germain Football Club fundado em 1970 na cidade de Paris, capital da França.

O PSG é a fusão entre o Paris Football Club e o Stade Saint-Germain fundado em 1904. 

A fundação oficial em 1970 se deu através da iniciativa de 20 mil fãs de futebol que queriam que a cidade Paris tivesse um time forte. Para isto foi realizado uma parceria com o Saint-Germain-en-Laye que havia acabado de subir a segunda divisão francesa.

Na temporada de estréia a equipe ganhou o campeonato e subiu para a primeira divisão francesa - I Liga. Na sua temporada de estréia na I Liga a equipe acabou em 16. lugar, a temporada foi marcada por conflitos entre os jogadores profissionais e amadores. Estes conflitos levaram a separação do clube em 1972. Os parisienses se juntaram ao CA Montreuil e permaneceram na I Liga com o nome de Paris FC. Já o Saint-Germian mantiveram o nome PSG mas foram rebaixados para a III Liga. 

Em 1973 o clube se tornou profissional e conseguiu o acesso a I Liga na temporada 1973/74. Curiosidade o Paris FC nesta mesma temporada foi rebaixado para II Liga.

O primeiro troféu veio em 1982 com a Taça da França vencendo o Saint-Etienne e em 1983 conquistava o bicampeonato vencendo o Nantes.

O primeiro campeonato nacional veio na temporada 1985/86 graças aos jogadores Joel Bats; Susic, Luiz Fernandes e Rocheteau.

Em 1991 a equipe conseguiu o patrocínio do Canal + e na direção de Michel Denisot a equipe treinada pelo português Artur Jorge investiu pesado para reconquistar o título francês. Os jogadores brasileiros Raí, Valdo e Ricardo Gomes, o liberiano George Weah e o francês Ginola conquistaram o título na temporada 1993/94.

Em 1996 veio o primeiro título internacional, treinado pelo ex-jogador Luiz Fernandes a equipe venceu a Recopa Européia diante do Rapid Viena.

Após este período o clube manteve os investimentos porém os resultados não foram alcançados. Jogadores como Ronaldinho Gaúcho foram contratados, mas não levaram a equipe a grandes conquistas.

Em 2011 o clube foi adquirido pela QIA (Fundo de Investimento do Quatar) a partir de então a equipe fez grandes investimentos: comprou o argentino Javier Pastore, o brasileiro Alex (ex-Chelsea); Maxwell (Ex-Barcelona) e Thiago Motta (ex-Internazionale), tornando-se o maior clube investidor na temporada, mesmo diante da grave crise financeiro em que passa o continente europeu. Mas no final da temporada a equipe de Paris acabou com o vice-campeonato nacional superado pelo modesto Montpellier.

Na temporada 2012/13 o clube reforçou-se ainda mais trazendo o argentino Lavezzi, ex-Napoli; o sueco Ibrahimovic e o brasileiro Thiago Silva, ambos ex-Milan e Lucas, ex-São Paulo. Nesta temporada a equipe chegou até as quartas-de-final da UEFA Champios League, sendo eliminado pelo Barcelona após dois empates. Porém na França a equipe conquistou o tricampeonato francês.

Conquistas: 1 Recopa Européia (1986); 3 Campeonatos Franceses (1985/86; 1993/94 e 2012/13); 8 Copa da França (última conquista em 2009/10); 3 Copa da Liga Francesa e 3 Supercopa da França.

Botão ampliado do time francês:


Botão baseado no uniforme Away da temporada 2013/14 fornecido pela Nike:
clique na imagem para ampliar


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo contato!