domingo, 26 de junho de 2011

Campeonato Espanhol

Continuando a série sobre os campeonatos europeus temporada 2010/11. Hoje o sexto capítulo conta como foi a temporada da La Liga.

O campeonato mais rico do mundo foi dominado pela dupla Barcelona e Real Madrid. O Barcelona assumiu a liderança na 13. rodada, antes o campeonato era liderado pelo Real Madrid desde a 4. rodada. Está foi a 21. conquista da La Liga pelo Barcelona.

O Barcelona terminou com 96 pontos, 30 vitórias, 6 empates e somente 2 derrotas; 95 gols pró e apenas 21 gols contra, saldo de 74 gols. O vice campeão Real Madrid terminou com 92 pontos. Era um campeonato apenas entre os dois, visto a tamanha diferente entre a dupla e os demais clubes, o terceiro colocado foi o Valência que terminou com 71 pontos, 25 a menos que o campeão. Os três garantiram vaga direta para a próxima Champions League. O Villarreal (quarto colocado) disputará a fase de play-off da Champions League.

Sevilla e Athletic de Bilbao disputarão a Europa League 2011/12.

Marcante foi também o rebaixamento da tradicional equipe do Deportivo Lã Coruna, que já contou com grandes jogadores do futebol brasileiro, como: Bebeto, Mazinho, Mauro Silva, Donato, Rivaldo e Djalminha entre outros; Hércules e Almería também foram rebaixados para a segunda divisão espanhola na próxima temporada.

Cristiano Ronaldo (Real Madrid) foi o artilheiro máximo da temporada com 40 gols.

Subiram para a primeira divisão na próxima temporada a equipe do Real Bétis (campeão da segunda divisão 2010/11); o vice Rayo Vallecano e o vencedor do quadrangular final Granada.

Curiosidade a fase do Barcelona é tão boa que a equipe do Barcelona B que disputa a segunda divisão espanhola terminou em terceiro. E como é uma filial do Barcelona não pôde disputar o quadrangular final que dá acesso a primeira divisão espanhola.

Botão baseado no uniforme Home da temporada 2011/12 fornecido pela Nike:
clique na imagem para ampliar

no próximo e último capítulo um resumo do Calcio 2010/11...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo contato!