quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Brasil x Itália - Copa do Mundo 1982

A "Tragédia do Sarriá" ficou conhecida como a vitória do futebol pragmático da seleção Italiana sobre o futebol arte da seleção Brasileira de Telê Santana.

A partida ganhou este nome em referência ao estádio onde foi disputada a partida válida pelas quartas de final da Copa do Mundo de 1982, em 05 de julho de 1982.

Na Copa do Mundo de 1982 a segunda fase foi disputada de uma forma diferente, as quartas de final foi organizada em 4 grupos de 3 equipes, o Brasil ficou no Grupo 3, junto de Itália e Argentina do jovem Maradona. A Itália venceu a Argentina por 2x1 e o Brasil venceu a Argentina por 3x1, Assim, o Brasil com maior saldo, jogava pelo empate diante da Itália para garantir a vaga na semifinais da Copa.

A Itália estava em crise com a torcida e imprensa, o técnico sendo criticado pela escolha de Paolo Rossi, que vinha de uma suspensão de dois anos, A Itália apresentou na primeira fase um futebol fraco, com 3 empates, 0x0 com a Polônia e 1x1 com Peru e Camarões. Classificado para a segunda fase por causa do saldo de gols. Ao mesmo tempo a Itália passava por uma grave crise econômica e a alta premiação recebida pelos jogadores pela conquista do título acirrava o ânimo entre seleção e torcida, em resposta a comissão técnica e os jogadores pararam de falar com a imprensa.

O Brasil era amplamente favorito no confronto.

Para muitos a vitória do futebol pragmático causou uma grande transformação no futebol mundial, com um estilo de jogo mais defensivo dominando o modo de jogo nos anos seguintes.


Siga nossa página no facebook:

https://www.facebook.com/Artes-para-bot%C3%A3o-101158311707356


Um comentário:



  1. ¡Hola! Encontré un valioso video de fútbol.
    Athletic de Bilbao contra la selección de Brasil en 1998.
    Famoso jugador Bebeto,Ronaldo,Rivaldo,Cafu,Ziganda.
    https://www.youtube.com/watch?v=GjnutQfLtZY

    ResponderExcluir

Obrigado pelo contato!