quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Celtic FC

Celtic Football Club fundado em 1887 na cidade de Glasgow, Escócia.

O Celtic foi fundado em uma reunião na Igreja de Santa Maria (Mary's Church) com o objetivo de aliviar a pobreza de Glasgow, movimento inspirado de outro clube escocês - Hibernian FC - clube de origem irlandesa.

Em 1888 o clube fez seu primeiro jogo oficial, justamente contra o Rangers e venceu por 5 a 2, grande parte dos jogadores do Celtic eram do Hibernian FC.

Em 1889 a equipe chegava na primeira final da Copa da Escócia, mas perdeu de 2 a 1 para o Third Lanark A.C. 

Em 1892 conquistou seu primeiro título de expressão: a Copa da Escócia ao bater o Queens Park por 5 a 2 na grande final. Na temporada seguinte o primeiro campeonato escocês.

A temporada de 1967 foi a mais vitoriosa da história do Celtic: 5 conquistas: a UEFA Champions League, o Campeonato Escocês, a Copa da Escócia, a Copa da Liga Escocesa e a Copa de Glasgow.

A conquista da UEFA Champions League foi sobre o Inter de Milão ao vencer por 2 a 1 em Lisboa, no Estádio da Luz. Assim foi o primeiro clube de origem britânica a vencer a UEFA Champions League.

Atual campeão escocês o Celtic disputará a UEFA Champions League temporada 2013/14 no grupo H ao lado do Barcelona (Espanha); Milan (Itália) e Ajax (Holanda).

Conquistas: 1 UEFA Champions League em 1967; 44 Campeonatos escoceses (atual campeão) e 36 Copa da Escócia e 14 Copa da Liga Escocesa. 

Botão ampliado do time escocês:


Botão baseado no uniforme Away da temporada 2013/14 fornecido pela Nike:
clique na imagem para ampliar


2 comentários:

  1. Fala Sidney! Muito bom o post do Celtic! Podia rolar o uniforme titular tb hein!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu ia falar o mesmo que o Rafael ali, que a arte tá bacana, mas podia ter também o uniforme titular, o verde e branco com listras verticais. E falta ainda o do The Rangers, como uniforme azul.

    Se puder, ficarei grato!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo contato!