terça-feira, 17 de setembro de 2013

NK Lokomotiva

NK Lokomotiva fundado em 1914 na cidade de Zagreb, Croácia.

Atua na primeira divisão do futebol croata - Prva HNL. O clube foi fundado depois da I Grande Guerra Mundial com o nome de ZSK Victoria. 

Seus melhores anos aconteceram na década de 40 e 50. Em 1945 o time tornou-se o NK Lokomotiva. Entre 1947 a 1955 o clube disputava a primeira divisão do futebol  da Iugoslávia. Em 1952 o clube terminou em terceiro lugar. Porém em 1957 o clube caiu de divisão e nunca mais voltou para a elite do futebol iugoslavo.

Após a independência da Croácia e a formação da HNL em 1991 o clube atuou em divisões inferiores do futebol croata; na maior parte na terceira divisão.

Em 2006 após ser relegado para a quarta divisão do futebol croata a equipe mudou-se de nome novamente, agora para Dinamo Zagreb. Porém logo a equipe reagiu e conseguiu três acessos consecutivos retornando para a HNL - Primeira divisão croata.

Na última temporada (2012/13) a equipe obteve seus melhores resultados em sua história, conquistou o vice campeonato da primeira divisão do futebol croata e foi finalista da Copa da Croácia.

Nesta temporada a equipe disputou a fase classificatória da UEFA Europa League sendo eliminado na segunda rodada pelo FC Dinamo Minsk da Bielorrússia.  

Botão ampliado do time croata:


Botão baseado no uniforme Home da temporada 2013/14 fornecido pela Nike:
clique na imagem para ampliar


2 comentários:

  1. Sobre a história do time, o dínamo Zagreb que conheço possui escudo redondo com metade xadrez e metade azul dom um "d". Não são os mesmos clubes, não é?
    Falta um grande clube europeu no blog, o The Rangers da Escócia. Mas o blog é excelente!

    ResponderExcluir
  2. Bacana esse time num botão azul. Pretendo fazer, assim que puder, um "Croatão"! kkkkk Excelente! Valeu!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo contato!